quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Pato-mudo

  









O pato (conhecido em Portugal como pato-mudo) é uma ave que pertence a família Anserida e na qual estão inseridas as sub-famílias Dendrocygninae, Anatinae, Merginae ou Oxyurinae originária da América do Sul.
   São aves geralmente menores que os anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves migradoras.
   Os machos se diferenciam das fêmeas principalmente pela diferença dos sons emitidos pelos animais (o macho emite um som que se assemelha a de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi]) e por possuírem carúnculas ("verrugas vermelhas") na cabeça e ao redor dos olhos. Os patos são utilizados pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e de entretenimento (caça).
   Algumas pessoas caçam essas espécies (selvagens), fazendo com que a cada dia, se tornem menos numerosas, correndo risco de extinção, excepto as espécies criadas para corte (abate).
   O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É dotado de perfeito senso de direcção e comunidade

Sem comentários:

Enviar um comentário