sábado, 19 de fevereiro de 2011

Streptopelia turtur

Rola-Comum

Distribuição
Esta espécie de rola pode ser encontrada na Europa, na Ásia e na Europa, onde ocorre entre a Primavera e o Outono.
Migrações
Até há poucas dezenas de anos, esta espécie era migratória. Voava, quando chegavam os dias mais frios, até ao Sul da Europa, junto do Mediterrâneo e até ao Norte de África, regressando ao ponto de partida na Primavera, quando as condições climatéricas eram mais favoráveis. Porém, nos últimos anos tem-se notado que nem todas as rolas fazem esse caminho, sobretudo as originárias do Sul da Europa, que por aí ficam durante todo o ano.
O ninho
A rola tem dificuldade em fazer o seu ninho, que pouco passa de alguns pequenos ramos planos cruzados entre si. Por esse motivo, as rolas procuram nidificar nos cedros ou em certos arbustos, onde facilmente dispõem de zonas de ramagem densa para poderem fazer o seu ninho.
Espécie cinegética
Como espécie cinegética, a rola comum é do interesse de grande parte dos caçadores, sendo uma das mais procuradas pelos caçadores portugueses. Encontra-se protegida durante uma significativa parte do ano, sendo as aves, nas épocas em que não existe protecção, monitorizadas, de modo a estudar as populações e verificar se não existem alterações de hábitos. Desta forma, a época de caça decorre de forma a que não se coloque a espécie em perigo. 
Alimentação
A sua alimentação é feita com base em pequenas sementes e bagos de cereal que vai encontrando no chão.
O arrulhar da rola é bastante conhecido e característico, funcionando como chamamento para outros animais da mesma espécie.
Tamanho
As rolas podem atingir um comprimento máximo de 30 cm, embora o tamanho mais comum seja 25 cm.

Sem comentários:

Enviar um comentário