O Abibe-comum (Vanellus vanellus) tem a dimensão de um pombo com plumagem preta e branca (ao longe) com uma longa crista, que a torna inconfundível. Na realidade, quando avistado de perto o Abibe tem o dorso e a cauda verde escura com reflexos roxos. De bico curto, o papo e a face são negros.
Extremamente vocal, geralmente à noite. O chamamento de alarme, em voo, é um grito estridente e incomodativo.
Habita em áreas abertas perto da costa ou do interior, campos de cultivo, pântanos, pastos ou prados à beira-mar ou no interior.
Desloca-se inclinado para a frente. O voo de parada, no início da Primavera, consiste numa série de acrobacias aéreas enroladas rente ao solo. Em voo asas largas e redondas com batimentos rápidos.
O ninho é uma pequena cavidade no solo, forrada com folhas secas. O macho escava vários buracos para que a fêmea escolha um para nidificar. A postura, em Abril, é de quatro ovos e a sua incubação dura quatro semanas. Pode fazer uma segunda postura de substituição entre Maio - Junho. As crias abandonam o ninho logo após a eclosão. Ao fim de 35 a 40 dias, a sua plumagem está completamente formada.
Alimenta-se de minhocas e de insectos, podendo, no entanto, consumir bagas e sementes